quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Questões de revisão 1º ano A e B


 ATIVIDADE DE REVISÃO

01.(Covest/ UFPE – 2005) “Especialistas da Universidade de Atenas têm observado que, nos últimos anos, as famosas obras primas feitas em mármore pelos escultores e arquitetos gregos na Acrópole ateniense, há milhares de anos, vêm se deteriorando perigosamente. As belíssimas colunas do Parthenon estão sendo corroídas, nas últimas décadas, muito mais intensamente do que o foram em dezenas de séculos, desde a sua construção.” (BRANCO, S. M. O meio ambiente em debate. Ed. Moderna).
O fato referido no texto tem como causa principal:

a)      Um novo ciclo de manchas solares ocorrido nos últimos trinta anos.
b)     Os incêndios de poços petrolíferos no Oriente Médio.
c)      O fenômeno “El Niño”.
d)     O aquecimento global.
e)      A chuva ácida.

02. UFMA

“(...)
Essa é uma possibilidade
Em que poucos podem ter pensado
A água engolindo e tragando as cidades
Tragédias surgindo por todos os lados.
(...)
Efeito estufa, poluição crescente,
Temperaturas ganham intensidade,
A água avança sobre os continentes,
Distúrbios explodem com ferocidade.”

Fogo e Água,
Tribo de Jah.
Com base no conteúdo das estrofes apresentadas, pode-se firmar que:

a) o efeito estufa perde intensidade com o crescimento vertical das cidades.
b) o desequilíbrio ecológico, nos centros urbanos, é o principal responsável pelas enchentes urbanas.
c) o avanço da água sobre os continentes é um fenômeno de origem antrópica.
d) o aumento da temperatura é responsável pela freqüência dos desastres ecológico.
e) o homem mantém o equilíbrio ecológico com os recursos técnicos-científicos.

03. U.E. Londrina-PR Sobre conceitos gerais de demografia, assinale a alternativa correta.

a) O crescimento vegetativo tem aumento significativamente na França e na Alemanha, devido ao elevado PIB desses países.
b) Os países em que a população rural é predominante e nos quais são largamente utilizadas técnicas tradicionais de cultivo do solo apresentam taxas de crescimento vegetativo muito altas, visto que a boa qualidade de vida no campo reduz as taxas de mortalidade e eleva a esperança de vida.
c) Devido a fatores socioeconômicos e culturais, observa-se uma tendência à diminuição gradativa do ritmo de crescimento vegetativo em escala mundial. A população, porém, continua crescendo em termos absolutos.
d) Após a Segunda Guerra Mundial, com base na teoria de Malthus, estabeleceu-se o consenso de que a fome é produto exclusivo da explosão demográfica.
e) O crescimento populacional tende a ser menor nos países subdesenvolvidos, uma vez que as taxas de mortalidade desses países têm se mantido muito altas.

08. UFMS Há uma diferença entre população e povoamento. Um país pode ser populoso e não ser densamente povoado. A respeito do Brasil pode-se dizer que:

a) É o quinto país mais populoso e mais povoado do mundo.
b) É o mais populoso e o mais povoado do continente americano.
c) Em densidade demográfica só perde para a China e a Índia.
d) Apesar de ser o quinto país mais populoso do mundo, é relativamente pouco povoado por ter uma grande área territorial.
e) É o país mais populoso e o mais povoado da América Latina.

04. U.F. São Carlos-SP Considere as seguintes afirmações sobre a população brasileira.

I. Reduziu, de forma significativa, os movimentos migratórios inter-regionais e extraregionais.
II. Apresenta, nestas últimas décadas, redução da taxa de fertilidade.
III. Tem, gradativamente, aumentado a esperança de vida.
IV. Caracteriza-se pelo forte crescimento vegetativo.
V. Apresenta taxas de mortalidade infantil diferenciadas de acordo com a região.
Estão corretas SOMENTE as afirmações

a) I, II e IV.
b) I, II e V.
c) I, III e IV.
d) II, III e V.
e) III, IV e V.

05. U.E. Londrina-PR Sobre conceitos gerais de demografia, assinale a alternativa correta.

a) O crescimento vegetativo tem aumento significativamente na França e na Alemanha, devido ao elevado PIB desses países.

b) Os países em que a população rural é predominante e nos quais são largamente utilizadas técnicas tradicionais de cultivo do solo apresentam taxas de crescimento vegetativo muito altas, visto que a boa qualidade de vida no campo reduz as taxas de mortalidade e eleva a esperança de vida.
c) Devido a fatores socioeconômicos e culturais, observa-se uma tendência à diminuição gradativa do ritmo de crescimento vegetativo em escala mundial. A população, porém, continua crescendo em termos absolutos.
d) Após a Segunda Guerra Mundial, com base na teoria de Malthus, estabeleceu-se o consenso de que a fome é produto exclusivo da explosão demográfica.
e) O crescimento populacional tende a ser menor nos países subdesenvolvidos, uma vez que as taxas de mortalidade desses países têm se mantido muito altas.



Questões de Revisão - 3º ANO

          ATIVIDADE DE REVISÃO


01. U. F. Santa Maria-RS Analise as seguintes afirmações sobre a urbanização brasileira:
I. O espaço urbano é fragmentado, pois a segregação social revela-se através dos condomínios residenciais, por um lado, e dos cortiços, favelas e loteamentos clandestinos, por outro.
II. Apesar da integração econômica das regiões do país, as principais cidades brasileiras estão localizadas no centro-sul e na faixa litorânea, onde são mais intensas as conexões e as trocas entre elas.
III. A dominação do espaço urbano pelo poder público impõe investimentos direcionados aos serviços sociais e de infra-estrutura, como saneamento básico, saúde, educação, transporte coletivo, básico, saúde, educação, transporte coletivo, oportunizando à população urbana o acesso à modernização.
IV. Em virtude das transformações produtivas e das novas tecnologias urbanas, a urbanização brasileira vem promovendo um aumento na qualificação, remuneração e estabilidade do emprego e, conseqüentemente, há melhoria nas condições de vida urbana.
Estão corretas
a) apenas I e II.         d) apenas III e IV.
b) apenas I e III          e) apenas I, II e IV
c) apenas II e III.

02. U. Salvador-BA O processo de urbanização do Brasil foi rápido e intenso e teve como conseqüência:
I – a segregação da população mais carente no espaço urbano.
II – o uso do solo segundo os princípios ditados pelo capitalismo.
III – os problemas de circulação.
IV – a preservação ambiental.
V – a melhoria considerável da qualidade de vida da população que migrou do campo
Estão corretas:

a)  I, II e V               d) II, III e V
b) II e III                  e) Todas
c) I, II e III

03. UFMS O processo de industrialização está relacionado com vários fatores como a localização, mão-de-obra disponível, matérias-primas e poder de compra do mercado consumidor.
Conforme o texto podemos afirmar que é verdadeira a seguinte afirmativa:
a) Esses fatores têm peso igual para determinar a localização de qualquer indústria.
b) A instalação das indústrias siderúrgicas dependem principalmente da quantidade de mão-de-obra, sem considerar a qualificação.
c) Dependendo do tipo de indústria, há fator que se destaca sobre os demais, como por exemplo a indústria automobilística depende exclusivamente do poder aquisitivo do mercado consumidor.
d) Indústria como a do açúcar e papel, independem da proximidade das fontes de matéria- prima.
e) A petroquímica se localiza somente junto a fonte de matéria-prima

04. Responder à questão com base no texto e nas afirmativas abaixo.

"O desemprego acentua a crise nas grandes cidades e se expressa no aumento da criminalidade e na formação de guetos geográficos e culturais. Ele é também fonte da instabilidade política e da descrença nas instituições partidos tradicionais que alimentam os novos grupos extremistas europeus".
(Fonte: "Panorama do Mundo", 1999)

O texto se relaciona

I. à globalização, que provocou uma movimentação mais acentuada das indústrias que necessitam de mão-de obra para países periféricos, reduzindo o número de empregos na Europa.
II. à revolução técnico-científica, que desenvolveu a informática e a robótica, aumentando as taxas de desemprego.
III. aos grupos extremistas neoliberais, que se fecham em guetos geográficos para defenderem a permanência de latinos clandestinos em países ricos europeus.
IV. ao crescente aumento do ramo manufatureiro na Europa, que tende a aprofundar a crise do desemprego, pois este ramo necessita de menores investimentos em tecnologia.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas
a) I, II e III.             d) II e IV.
b) I e II.                  e) III e IV.
c) I e III.

 
05. UFRN Sobre a questão agrária brasileira, é correto afirmar que:
a) A estrutura econômica e social, assentada na desigual repartição da terra e da renda, é geradora de privilégios, da miséria e da violência no campo.
b) A estrutura fundiária brasileira reflete uma distribuição democrática da terra, consolidada a partir de um modelo de posse baseado na pequena propriedade.
c) Nos conflitos pela posse de terras, os “capangas” agem legalmente ao defender os grandes proprietários rurais, que pagam em dia seus impostos.
d) Com a finalidade de fixar de vez o homem no campo, a reforma agrária é simples questão de distribuição de terras devolutas do Estado.
e) O governo já programou políticas de Reforma Agrária

06. UFMG A análise da agricultura e da indústria brasileira, nas últimas décadas, permite identificar processos comuns a essas duas atividades.
Todas as alternativas apresentam fatores que vêm interferindo tanto na agricultura quanto na indústria brasileira, nesse período, exceto:
a) Aumento da produtividade pela incorporação de tecnologias importadas, responsáveis pela geração de lucros e de postos de trabalho fora das fronteiras nacionais.
b) Dispensa de percentuais variáveis da mão-de-obra anteriormente ocupada nessas atividades, provocada pela redução do trabalho empregado por quantidade produzida.
c) Participação crescente dessas atividades na geração da renda nacional, embora, no que diz respeito à composição da pauta de exportação, elas sejam menos importantes que outros setores da economia.
d) Redistribuição dessas atividades pelo território brasileiro, em um processo de expansão que reduziu a diferença existente entre o espaço nacional e o espaço economicamente ocupado.

sábado, 18 de setembro de 2010

Questões de revisão 2º ano

MATERIAL PARA IMPRIMIR


 QUESTÕES DE REVISÃO 
URBANIZAÇÃO


01. U. F. Santa Maria-RS Analise as seguintes afirmações sobre a urbanização brasileira:

I. O espaço urbano é fragmentado, pois a segregação social revela-se através dos condomínios residenciais, por um lado, e dos cortiços, favelas e loteamentos clandestinos, por outro.
II. Apesar da integração econômica das regiões do país, as principais cidades brasileiras estão localizadas no centro-sul e na faixa litorânea, onde são mais intensas as conexões e as trocas entre elas.
III. A dominação do espaço urbano pelo poder público impõe investimentos direcionados aos serviços sociais e de infra-estrutura, como saneamento básico, saúde, educação, transporte coletivo, básico, saúde, educação, transporte coletivo, oportunizando à população urbana o acesso à modernização.
IV. Em virtude das transformações produtivas e das novas tecnologias urbanas, a urbanização brasileira vem promovendo um aumento na qualificação, remuneração e estabilidade do emprego e, conseqüentemente, há melhoria nas condições de vida urbana.
Estão corretas
a) apenas I e II.            d) apenas III e IV.
b) apenas I e III           e) apenas I, II e IV
c) apenas II e III.

02. UFMA As principais cidades brasileiras concentram-se na zona costeira. Assinale os itens que contêm as justificativas para esse fato.
I. A herança colonial é marcada pelo modelo econômico agroexportador.
II. A implantação do complexo urbano-industrial é uma característica do Brasil Colônia.
III. A instalação dos núcleos urbanos é favorecida pela configuração do relevo e da vegetação.
IV. A distribuição das cidades é resultado da evolução histórica do país.
V. A urbanização brasileira é semelhante ao modelo clássico dos países europeus.

a) I, III e IV estão corretas.  d) II, IV e V estão corretas.
b) I, III e V estão corretas.   e) III, IV e V estão corretas.
c) II, III e IV estão corretas.

03. U. Salvador-BA O processo de urbanização do Brasil foi rápido e intenso e teve como conseqüência:
I – a segregação da população mais carente no espaço urbano.
II – o uso do solo segundo os princípios ditados pelo capitalismo.
III – os problemas de circulação.
IV – a preservação ambiental.
V – a melhoria considerável da qualidade de vida da população que migrou do campo
Estão corretas:

a)  I, II e V               d) II, III e V
b) II e III                  e) Todas
c) I, II e III

04. UFRN A capacidade de maior ou menor polarização de uma cidade depende não apenas do número de seus habitantes mas, principalmente, do dinamismo econômico da área onde se localiza e do equipamento urbano que possui. Quando seus limites se confundem com os de cidades vizinhas, denomina-se:
a) inchaço urbano       d) hipertrofia urbana
b) conurbação             e) megalópole
c) halotrofia


05. (VUNESP) Segundo a hierarquia urbana, as cidades mais importantes de um país, que comandam a rede urbana nacional, estabelecendo áreas de influência, correspondem aos (às):
      a) centros regionais
      b) cidades-dormitórios
      c) metrópoles nacionais
      d) capitais regionais
      e) metrópoles regionais

06.  (PUC) Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental:

a)     carência de melhores condições sociais no campo.
b)    baixa produtividade agrícola.
c)    pressão demográfica no campo.
d)    dificuldade de aquisição de terras.
e)     liberação de mão-de-obra pela mecanização.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Atividade 7º ano (14/09)

Pesquise a respeito dos tipos de vegetação da região centro-sul..
cerrado, mata de araucárias, complexo do pantanal, mata atlantica.


Copie o resumo em seu caderno.

Atividade para 8 ano (14/09)

Pesquise a respeito dos povos pré-colombianos, sua origem, cultura, localização. Copie o resumo de sua pesquisa em seu caderno. Valerá nota de 0 a 10.
Graça.