quinta-feira, 31 de março de 2011

Atenção 3º Ano

Encontrei um site com testes online de geografia. É bem legal e possui questões atualizadas. 
Acredito que irão gostar. 
Bjus, segue o link

http://www.colegio24horas.com.br/ogloboeducacao2006/default.asp?a=bqi&c=8&d=Geografia

terça-feira, 29 de março de 2011

Texto Complementar - 8º ano 29/03

América

       É o segundo maior continente do mundo. Com uma área de 42.189.120 km² e uma população de mais de 750 milhões de habitantes, corresponde a 8,3% da superfície total do planeta e a 14% da população humana. Localizada entre o oceano Pacífico e o Atlântico, a América inclui o Mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais.
      Formada por duas grandes massas de terra, unidas por uma faixa estreita, divide-se em três partes: do Norte, Central (englobando as nações do mar do Caribe) e do Sul. O continente reúne países marcados por grande diferenças econômicas. Estados Unidos (EUA) e Canadá possuem PIB entre os mais altos do mundo, enquanto a maior parte dos 35 países do continente permanece com imensas dificuldades.
        Também é conhecida pelo plural Américas e pela expressão Novo Mundo (em oposição à Europa, considerada o Velho Mundo). Alguns não consideram a América como um continente único, preferindo defini-la como um conjunto de terras composto pelos continentes da América do Norte (que inclui a chamada América Central e o Caribe) e da América do Sul. De qualquer forma, a América compõe-se, de fato, de duas massas de dimensões continentais - as Américas do Norte e do Sul -, ligadas por um istmo (o istmo do Panamá) que é cortado por um canal (o canal do Panamá).



segunda-feira, 28 de março de 2011

8º ano Atividade em 29/03


ATIVIDADE COMPLEMENTAR

CONTINENTE AMERICANO

01. Com relação às características populacionais dos países platinos, identifique os países com as características abaixo, escrevendo U para Uruguai, A para Argentina e P para Paraguai.
a) ( ) É o país menos urbanizado da América Platina.
b) (  ) Sua população está concentrada na região dos Pampas.
c) (  ) É um dos países mais urbanizados do mundo.
d) (  ) É um dos países com melhores indicadores econômicos e sociais da América Latina.
e) (  ) Apresenta indicadores sociais típicos de países subdesenvolvidos.
f) (  ) Cerca de 66% da população está concentrada na Região Metropolitana de Montevidéu.

02. (PUC) A América Central é constituída de uma parte continental e outra insular. Entre os países que integram a parte insular estão:
a) Costa Rica e Jamaica
b) Guatemala e Honduras
c) El Salvador e Porto Rico
d) Cuba e República Dominicana
e) Barbados e Panamá

03. O México possui importantes reservas de petróleo e gás natural, concentradas:
a) na península da Califórnia
b) na Serra Madre Ocidental
c) nas planícies litorâneas do Oceano Pacífico
d) no planalto Mexicano
e) nas planícies litorâneas do Golfo do México

 04. A América Central Insular é também denominada:
a) Paraíso
b) Antilhas
c) Área de colonização
d) Área de exploração

05. (MACK) São características da América Central:
a) constituída de grandes e pequenas ilhas, colonizadas pelos espanhóis e portugueses, apresentando baixo crescimento vegetativo;
b) área de intenso vulcanismo, economias independentes, mercado interno numeroso e população branca;
c) politicamente fragmentada, paisagens naturais diversificada e economia baseada na exportação de produtos agrícolas;
d) relevo montanhoso, economia baseada no comércio de minerais e predomínio de governos monárquicos;
e) agricultura diversificada, intensa atividade turística e grande desenvolvimento da pecuária e seus derivados.

06. Com relação a América do Norte e a América Anglo-saxônica, assinale “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as falsas:
a. ( ) Na América do Norte estão localizados o Canadá, México, Groenlândia (Dinamarca), Alasca (EUA), e os Estados Unidos da América.
b. ( ) Os países que fazem parte da América do Norte são: Canadá, México, Groenlândia (Dinamarca), Alasca (EUA), e os Estados Unidos da América.
c. ( ) Os países que fazem parte da América do Norte são: Canadá, México, e os Estados Unidos da América.
d. ( ) O México, o Canadá e os Estados Unidos formam a chamada América Anglo-Saxônica.
e. ( ) O Canadá e os Estados Unidos formam a chamada América Anglo-Saxônica.

07. Relacione as frases com o país referente:
(1) México (2) Canadá (3) Estados Unidos

a. ( ) Sua cidade mais populosa é Toronto.
b. ( ) País mais ao norte da América do Norte.
c. ( ) Sua capital é Washington DC.
d. ( ) País mais ao sul da América Anglo-saxônica.
e. ( ) Na sua história fazem parte os povos astecas, colonização espanhola.
f. ( ) Os ingleses e franceses fazem parte de sua colonização, tanto que neste país o inglês e o francês são considerados línguas oficiais.
g. ( ) Sua capital é Otawa.
h. ( ) País mais ao sul da América do Norte.
i. ( ) Sua colonização começou com as Trezes Colônias inlgesas.
j. ( ) Sua cidade mais populosa é a sua capital, Cidade do México.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Exercício Astronomia 6º ano

1-A astronomia é:

( )uma das ciências mais atuais voltada apenas para o estudo dos movimentos de corpos celestes.

( )uma das ciências mais antigas voltada para o estudo dos astros, do imenso universo, dos movimentos dos corpos celestes.

( )uma das ciências mais antigas que estuda a astrologia.

2-Desde a antiguidade, os povos olhavam para o céu, procurando entender um pouco mais os pontos brilhantes que viam: as estrelas – que são astros com luz própria. Um grupo de estrelas é chamado de:

( )Galáxia
( )Via-Láctea
( )Constelação


3-Toda estrela tem um começo e um fim. Enquanto brilham as estrelas queimam seu combustível que geralmente é o gás:

( )hidrogênio.

( )metano.

( )oxigênio.

4-As estrelas maiores evoluem mais rapidamente, tendo uma vida que dura vários milhões de anos. Elas podem explodir, como um tipo de estrela chamada:

( )supervelha

( )supernova.

( )estrela anã branca.

5-Aristóteles foi um grande cientista e filósofo. Observando o céu ele percebeu que as estrelas mudavam de lugar e conclui que a Terra era o centro do universo. Essa forma de compreender a organização dos corpos celestes é chamada de:

( )Modelo Heliocêntrico

( )Modelo Galático.

( )Modelo Geocêntrico.

6-Galileu Galilei era um pesquisador. Organizando um conjunto de lentes ele inventou:
( )uma luneta
( )um telescópio
( )um satélite


7-Galileu em seus estudos, chegou a conclusão de que o sol se encontra no centro do nosso sistema solar.Essa proposta recebeu o nome de:
( )Modelo Heliocêntrico

( )Modelo Galático.

( )Modelo Geocêntrico.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Atividade 8º ano

Atividade sobre o continente americano


01. Relacione as duas colunas:
a) Cuba
b) Nicarágua
c) Haiti
d) Panamá .
( ) Sua economia baseia-se nos lucros obtidos com a utilização do canal.
( ) Está dividida entre os sandinistas e o governo pró-EUA.
( ) Sofre embargo econômico dos EUA desde a década de 60.
( ) Viveu longo período ditatorial; assistiu à queda do presidente eleito e à sua recondução ao poder por influência norte-americana.




02.Utilizando um atlas, explique por que o Panamá foi escolhido para sediar um canal que liga o Mar do Caribe ao Oceano Pacífico

03.Observando o norte da América, vemos a grande Baía de Hudson, no Canadá. Na parte Leste do continente existe muitas outras baías, sendo que várias delas se encontram no litoral brasileiro. Entre elas podemos destacar:


04. Assinale a alternativa em que aparecem as características naturais que contribuem para a baixa
densidade populacional em algumas regiões das Américas.
a) ( ) Presença de áreas desérticas, áreas florestadas e montanhas.
b) ( ) Presença dos oceanos, rios volumosos e planícies.
c) ( ) Presença de rios, clima tropical e planaltos.
d) ( ) Presença de áreas desérticas, solos férteis e planície


05.Assinale a alternativa em que aparecem os produtos agrícolas cultivados em alguns países da Américas Central e Andina que são destinados à exportação.
a) ( ) Feijão, batata, milho;
b) ( ) Cana-de-açúcar, fumo e café.
c) ( ) Arroz, trigo e hortaliças.
d) ( ) Café, feijão e frutas tropicais.

quinta-feira, 3 de março de 2011

O trabalho do Geógrafo na sociedade

O Geógrafo vê o mundo de muitas formas.


A pessoa que se forma em Geografia é chamada de Geógrafo, durante o curso é possível se graduar em licenciatura e bacharelado ao mesmo tempo, ou somente em um dos dois.

O profissional licenciado atua na docência e em todos os níveis do ensino (fundamental, médio e superior). O Geógrafo bacharel desenvolve atividades no seguimento de pesquisa e suporte técnico direcionados a diversos tipos de temas, em áreas urbanas, rurais, florestais entre outros.

Os principais ramos de atuação do Geógrafo:

Meio ambiente e estudos ambientais

• Elaboração de EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), além de avaliar, fornecer laudos técnicos e manejo dos recursos naturais.



• Projeto de recuperação de áreas degradadas e gerenciamento ambiental.

 
• Controle do uso das bacias hidrográficas e das áreas de conservação ambiental.

 
• Elaboração de projetos preventivos contra processos erosivos, assoreamentos e também recuperação de áreas com presença de erosões.


Planejamento urbano e populacional



• Elaboração de planos diretores para cidades, zonas rurais entre outros.



• Organização territorial.



• Instituir e administrar sistemas de informações geográficas.

 
• Gerenciamento na implantação de redes de transportes que oferecem condições de fluxo de pessoas, mercadorias e serviços.


• Estudo de mercado em diferentes escalas (local, regional e internacional).





• Análise de regiões e seus aspectos para realização do planejamento.



• Estudos diversos acerca das populações e suas relações econômicas, sociais, culturais, políticas e demais assuntos relacionados.



Cartografia


• Realização de mapeamento direcionado a inúmeros temas de abordagem.



• Construção e elaboração de mapas e cartas que delimitam territórios municipais, estaduais, nacionais e internacionais.



• Elaboração e análise de cartas de declividade ou topográfica e o estudo do relevo.


• Interpretação de foto aérea, imagem de radar, imagem de satélite e sensoriamento remoto.



• Geoprocessamento, uso do GPS e de programas de computador direcionados à cartografia.


Turismo



• Parecer técnico de potencial turístico e gerenciamento dos mesmos.

 
• Implantação de projetos ligados aos serviços do ecoturismo.