quinta-feira, 5 de agosto de 2010

METEORITO CAI NO BRASIL APÓS 19 ANOS

Material rochoso foi encontrado na cidade Varre-Sai, no Rio de Janeiro, após gerar clarão no céu. Um meteorito (fragmentos de asteroides, cometas ou planetas que passam pela atmosfera da Terra e chegam à superfície) caiu na zona rural de Varre-Sai, uma cidade no Rio de Janeiro que fica a cerca de 400 km da capital do Estado. Os astrônomos dizem que o último meteorito registrado no país caiu em Campos Sales, no Ceará, há 19 anos.
O agricultor Germano da Silva contou que, na noite de 19 de julho, viu uma "nuvem avermelhada" rodando no céu, ouviu estrondos e sentiu tremores no chão. Na manhã seguinte, encontrou o material rochoso, que pesa 600 g e tem 12 cm de comprimento por 8 cm de largura. O meteorito vai receber o nome de Varre-Sai, por ter caído na cidade.

                                 SEU GERMANO E O METEORITO QUE ENCONTROU


E QUAL O MAIOR CORPO CELESTE QUE CAIU NO BRASIL?

O maior meteorito que caiu, foi o Bendegó, teve esse nome porque caiu às margens do riacho BEDENGÓ, foi encontrado em 1784, próximo a cidade de Monte Santo, no sertão da Bahia, pelo menino Bernadino da Motta Botelho, quando tomava conta de algumas cabeças de gado. Ate hoje, não se sabe a data que ele caiu. Somente em 1887 uma expedição, chefiada por Jose Carlos de Carvalho, tenente da Marinha, na epoca, foi ate o local e trouxe para o Rio de Janeiro, a pedido de D. Pedro II e de alguns membros da Academia de Ciências de Paris. Ele esta no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, desde 1888. O trabalho de remoção foi muito difícil, e está descrito no relatório da expedição. Ja em 1886, Orvilhe Derby, do Museu Nacional, alertava para o problema de se recolher o meteorito de Bendegó, pois as enxurradas poderiam encobri-lo. Interessante é que o governador da Bahia, na época, pediu para retirá-lo de lá, pensando que ele continha ouro e prata.

                               EXPEDIÇÃO QUE RETIROU O METEORITO DE BENDEGÓ EM 1888

 METEORITO DE BENDEGÓ, ATUALMENTE EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU NACIONAL DO RIO DE JANEIRO


Nenhum comentário:

Postar um comentário