quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Questões de Revisão - 3º ANO

          ATIVIDADE DE REVISÃO


01. U. F. Santa Maria-RS Analise as seguintes afirmações sobre a urbanização brasileira:
I. O espaço urbano é fragmentado, pois a segregação social revela-se através dos condomínios residenciais, por um lado, e dos cortiços, favelas e loteamentos clandestinos, por outro.
II. Apesar da integração econômica das regiões do país, as principais cidades brasileiras estão localizadas no centro-sul e na faixa litorânea, onde são mais intensas as conexões e as trocas entre elas.
III. A dominação do espaço urbano pelo poder público impõe investimentos direcionados aos serviços sociais e de infra-estrutura, como saneamento básico, saúde, educação, transporte coletivo, básico, saúde, educação, transporte coletivo, oportunizando à população urbana o acesso à modernização.
IV. Em virtude das transformações produtivas e das novas tecnologias urbanas, a urbanização brasileira vem promovendo um aumento na qualificação, remuneração e estabilidade do emprego e, conseqüentemente, há melhoria nas condições de vida urbana.
Estão corretas
a) apenas I e II.         d) apenas III e IV.
b) apenas I e III          e) apenas I, II e IV
c) apenas II e III.

02. U. Salvador-BA O processo de urbanização do Brasil foi rápido e intenso e teve como conseqüência:
I – a segregação da população mais carente no espaço urbano.
II – o uso do solo segundo os princípios ditados pelo capitalismo.
III – os problemas de circulação.
IV – a preservação ambiental.
V – a melhoria considerável da qualidade de vida da população que migrou do campo
Estão corretas:

a)  I, II e V               d) II, III e V
b) II e III                  e) Todas
c) I, II e III

03. UFMS O processo de industrialização está relacionado com vários fatores como a localização, mão-de-obra disponível, matérias-primas e poder de compra do mercado consumidor.
Conforme o texto podemos afirmar que é verdadeira a seguinte afirmativa:
a) Esses fatores têm peso igual para determinar a localização de qualquer indústria.
b) A instalação das indústrias siderúrgicas dependem principalmente da quantidade de mão-de-obra, sem considerar a qualificação.
c) Dependendo do tipo de indústria, há fator que se destaca sobre os demais, como por exemplo a indústria automobilística depende exclusivamente do poder aquisitivo do mercado consumidor.
d) Indústria como a do açúcar e papel, independem da proximidade das fontes de matéria- prima.
e) A petroquímica se localiza somente junto a fonte de matéria-prima

04. Responder à questão com base no texto e nas afirmativas abaixo.

"O desemprego acentua a crise nas grandes cidades e se expressa no aumento da criminalidade e na formação de guetos geográficos e culturais. Ele é também fonte da instabilidade política e da descrença nas instituições partidos tradicionais que alimentam os novos grupos extremistas europeus".
(Fonte: "Panorama do Mundo", 1999)

O texto se relaciona

I. à globalização, que provocou uma movimentação mais acentuada das indústrias que necessitam de mão-de obra para países periféricos, reduzindo o número de empregos na Europa.
II. à revolução técnico-científica, que desenvolveu a informática e a robótica, aumentando as taxas de desemprego.
III. aos grupos extremistas neoliberais, que se fecham em guetos geográficos para defenderem a permanência de latinos clandestinos em países ricos europeus.
IV. ao crescente aumento do ramo manufatureiro na Europa, que tende a aprofundar a crise do desemprego, pois este ramo necessita de menores investimentos em tecnologia.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas
a) I, II e III.             d) II e IV.
b) I e II.                  e) III e IV.
c) I e III.

 
05. UFRN Sobre a questão agrária brasileira, é correto afirmar que:
a) A estrutura econômica e social, assentada na desigual repartição da terra e da renda, é geradora de privilégios, da miséria e da violência no campo.
b) A estrutura fundiária brasileira reflete uma distribuição democrática da terra, consolidada a partir de um modelo de posse baseado na pequena propriedade.
c) Nos conflitos pela posse de terras, os “capangas” agem legalmente ao defender os grandes proprietários rurais, que pagam em dia seus impostos.
d) Com a finalidade de fixar de vez o homem no campo, a reforma agrária é simples questão de distribuição de terras devolutas do Estado.
e) O governo já programou políticas de Reforma Agrária

06. UFMG A análise da agricultura e da indústria brasileira, nas últimas décadas, permite identificar processos comuns a essas duas atividades.
Todas as alternativas apresentam fatores que vêm interferindo tanto na agricultura quanto na indústria brasileira, nesse período, exceto:
a) Aumento da produtividade pela incorporação de tecnologias importadas, responsáveis pela geração de lucros e de postos de trabalho fora das fronteiras nacionais.
b) Dispensa de percentuais variáveis da mão-de-obra anteriormente ocupada nessas atividades, provocada pela redução do trabalho empregado por quantidade produzida.
c) Participação crescente dessas atividades na geração da renda nacional, embora, no que diz respeito à composição da pauta de exportação, elas sejam menos importantes que outros setores da economia.
d) Redistribuição dessas atividades pelo território brasileiro, em um processo de expansão que reduziu a diferença existente entre o espaço nacional e o espaço economicamente ocupado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário