segunda-feira, 4 de outubro de 2010

França vai punir uso do véu islâmico com multa de 150 euros

A França torna-se no primeiro país europeu a proibir o porte do véu islâmico nos espaços públicos.
O parlamento francês aprovou, esta terça-feira, com o voto do senado, o projeto de lei que interdita o uso do véu islâmico integral em espaços públicos, a entrar em vigor na primavera de 2011.
O texto aprovado visa "a dissimulação do rosto no espaço público", incluindo as ruas, "lugares abertos ao público" (estabelecimentos comerciais, transportes, parques ou cafés) e "lugares afetos a um serviço público" (autarquias, escolas e hospitais).
O projeto lei prevê multas a partir de 150 euros para quem viole a interdição, e penas de prisão para quem obrigue uma mulher a vestir o véu islâmico.
O relator do projeto-lei, o senador François Buffet, explica as motivações do documento, "utilizar um véu num espaço público vai contra a igualdade entre cidadãos porque ver alguém sem ser visto constitui um atentado à igualdade e ofende a dignidade humana, em especial a dignidade da mulher".





4 comentários:

  1. POSTE UM COMENTÁRIO A RESPEITO DO TEMA E SOME PONTOS!
    :)

    A PALAVRA ESTÁ COM VOCÊS!
    BJUSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. Acredito que toda mulher, e não só as mulheres mas todos,temos o direito de escolher como devemos ou não nos vestir.. Claro não devemos esquecer da ética que deve ser nossa parceira em todos momentos,mas não condiz exercer monopolios de ideias e forças a favor ou contra algo tão simples quanto vestimenta.Está satisfeito com sua roupa? pois bem vista, não está? tire !

    ResponderExcluir
  3. nao concordo pois como mulher digo que deveriam todos se vestir do moodo que quisessem e achasse melhoor. =)

    ResponderExcluir
  4. toda pessoa tem o direito à "liberdade" de expressão tanto social como política ou em qualquer de outras hipóteses;que país é esse em que as pessoas não podem nem mostrar o que pensa, o que convive religiosamente,na qual respeito é fundamental.enquanto uns atribuem leis demais(até o que não deve)outros atribuem de menos.

    ResponderExcluir