terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Revisão 2º ano


01. U. Triângulo-MG Do litoral para o interior, pode-se dizer que o Sertão constitui a terceira sub-região do Nordeste brasileiro. Visto por muitos como uma sub-região problemática, o Sertão vem sendo, nos últimos anos, no entanto, uma área de expansão de importantes projetos de agricultura irrigada, a qual em várias áreas já supera em importância econômica e social a atividade tradicional do Sertão.
Esta atividade é a(o):

a) agricultura de vazante.          d) extrativismo vegetal.
b) pecuária bovina de corte.     e) cultivo da carnaúba.
c) produção do coco - babaçu.

02. UFSE Considere os seguintes textos sobre o clima quente e úmido da Amazônia.
I. É favorável ao crescimento de densa vegetação e à sua diversidade de espécies.
II. É responsável pela intensa lixiviação dos solos e rápido desenvolvimento de pragas e doenças.
III. É de fundamental importância para a formação das várzeas férteis.
Sobre os textos pode-se afirmar que:

a) I e II são verdadeiros, mas III é falso porque a fertilidade das várzeas deve-se aos sedimentos trazidos pelos rios.
b) I e III são verdadeiros, mas II é falso porque os solos amazônicos são profundos e, portanto não sofrem os efeitos da lixiviação.
c) II e III são verdadeiros, mas I é falso porque a presença da floresta deve-se basicamente à combinação de solo/hidrografia.
e) I, II e III são verdadeiros porque, como em outras áreas equatoriais, é o relevo que determina as combinações entre os outros elementos naturais

03. UFMG O desempenho econômico do Nordeste, nos últimos anos, tem contribuído para reduzir disparidades características dessa região frente às mais desenvolvidas do País.
Esse desempenho positivo da economia nordestina pode ser atribuído a todos os seguintes fatores, exceto:

a) Aumento do fluxo de migrantes para outras regiões, que refletiu na elevação da renda média da população remanescente empregada nos setores primários.
b) Diversificação das exportações agrícolas, favorecida pela introdução de novas culturas e pela adoção de práticas de plantio mais modernas nas áreas de agricultura comercial.
c) Expansão do turismo, graças aos investimentos particulares, nacionais e estrangeiros, beneficiados pela iniciativa pública de implantação de infra-estrutura específica.
d) Investimentos industriais recentes, bem como a consolidação de iniciativas de décadas anteriores, que suscitaram o crescimento do setor secundário da região.

04. U. Salvador-BA Sobre a questão ambiental na Amazônia é correto afirmar:
a) As políticas de ocupação e os grandes projetos implantados na região a partir da década de 70 estimularam o uso adequado dos recursos naturais, notadamente os recursos florestais.
b) Somente a implantação de projetos de mineração promoveu a descaracterização da paisagem natural na Amazônia causando grandes impactos ambientais.
c) Além dos efeitos nefastos das políticas de ocupação desfechadas desde os anos 70, na Amazônia, a acelerada urbanização tem sido acompanhada de problemas sociais, sanitários e ambientais, que comprometem a qualidade de vida dos habitantes urbanos da região que, na década de 1980, correspondiam a 51,6% da população.
d) A atividade madeireira constituiu-se como a menos impactante, do ponto de vista ambiental, uma vez que não utiliza madeira originária do desmatamento da floresta pioneira.
e) Somente a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí promoveu impactos ambientais que comprometeram as atividades ribeirinhas e a piscocultura do litoral paraense.

05.UECE Analise o texto abaixo com atenção.
“Nas últimas décadas a natureza vem colecionado derrotas para as queimadas, para a voracidade das serrarias, para a imensidão dos lagos das hidrelétricas e para as grandes pastagens.”
(Ver. Veja, ano 32, n. 14 — 07/04/99).
Todas as afirmações abaixo são verdadeiras, EXCETO:

a) a área de que trata o texto é a Amazônia brasileira.
b) em função dos fatos relatados, a biodiversidade regional já expõe sérios problemas de desequilíbrios ambientais.
c) a área de que trata o texto corresponde ao domínio da Mata Atlântica.
d) com o auxílio de imagens de satélite os desmatamentos e queimadas podem ser regularmente monitorados.

06. U.Católica-DF Leia, a seguir, o trecho de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, que retrata o fenômeno natural da seca e analise as afirmativas seguintes, escrevendo V para as afirmativas verdadeiras ou F para as afirmativas falsas.

(…)
— Eu também, antigamente,
fui do subúrbio dos indigentes,
e uma coisa notei
que jamais entenderei:
5 essa gente do Sertão
que desce para o litoral, sem razão,
fica vivendo no meio da lama,
comendo os siris que apanha;
pois bem quando sua morte chega,
10 temos de enterrá-los em terra seca.
— Na verdade, seria mais rápido
e também muito mais barato
que os sacudissem de qualquer ponte
dentro do rio e da morte. (…)

( ) A situação descrita no texto está ligada ao caótico processo de expansão da urbanização e à dificuldade de crescimento econômico de vastas áreas do país.
( ) Localizado em sua maior parte na zona Intertropical, com domínio de climas quentes e úmidos, cerca de 90% do território brasileiro recebe chuvas que variam entre 1000 mm e 3000 mm anuais. A única grande área que foge a este padrão é o sertão nordestino que ocupa cerca de 10% do território nacional.
( ) Na atualidade, os problemas de abastecimento de água no Brasil ainda estão restritos a poucas áreas e decorrem da irregularidade das precipitações, caso do Sertão nordestino, ou da combinação entre crescimento exagerado de consumo e a degradação ambiental dos mananciais, caso de São Paulo.
( ) As causas das migrações, da miséria e da pobreza da população do Nordeste são naturais e não sociais e políticas.
( ) Na Zona da Mata, área tradicionalmente ocupada pela agroindústria da cana-de-açúcar e considerada a área mais rica do Nordeste, a situação de desnutrição é grave. É nessa região que vamos encontrar as pessoas que vivem na lama (linha 07) e sobrevivem da caça de crustáceos nos mangues de Recife e de outras regiões do Nordeste.


07. Unifor-CE “Uma coisa importante a ter em conta é que a mortalidade infantil não decorre tanto da seca. Recentemente, cidades do Ceará reduziram a mortalidade infantil consideravelmente com medidas muito simples. Bastou tratar a água, que era poluída…”
A leitura do texto permite concluir que
a) as condições físico-geográficas têm importância fundamental para a população sertaneja.
b) as calamidades naturais, dentre as quais a seca, afetam indistintamente as crianças nordestinas.
c) os principais causadores da mortalidade infantil podem ser encontrados nos locais com maiores índices de poluição atmosférica.
d) a ampliação das condições de infra-estrutura possibilita a melhoria das condições de sobrevivência da população.
e) os problemas naturais continuam sendo determinantes para boa parte da população nordestina

08. U. Católica de Salvador-BA Dentre os fatores que causam o crescimento da população das cidades nordestinas destaca-se:

a) o crescimento expressivo da massa viária;
b) a melhor distribuição de renda;
c) a maior oferta de emprego no setor industrial;
d) a expansão da atividade comercial formal;
e) o incentivo do Governo Federal, visando atrair mão-de-obra;

Nenhum comentário:

Postar um comentário