terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Revisão 3º ano


2. Cefet-PR Assinale a alternativa em que todos os países indicados integram o MERCOSUL.

a) Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
b) Brasil, Peru, Paraguai e Argentina.
c) Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Colômbia e Uruguai.
d) Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai.
e) Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

3. U.Católica Dom Bosco-MS Os conhecimentos sobre desenvolvimento e subdesenvolvimento permitem afirmar que:

a) A Europa Oriental e a América do Norte são as áreas pioneiras do processo de industrialização e, conseqüentemente, as mais desenvolvidas.
b) A descentralização geográfica das indústrias não foi seletiva, oportunizando, portanto, a industrialização dos países subdesenvolvidos e, conseqüentemente, seu desenvolvimento.
c) O processo de substituição das importações, a partir da década de 30 do século XX, e o uso do capital privado nacional são as principais causas do subdesenvolvimento da América Latina.
d) O processo de industrialização dos países subdesenvolvidos que passaram a exportar produtos industrializados não afetou a divisão internacional do trabalho.
e) O passado colonial, as oligarquias dominantes e as relações comerciais desfavoráveis são as principais causas do subdesenvolvimento.

4. UnB-DF Os avanços tecnológicos e o uso adequado dos meios de transporte sempre foram fatores preponderantes para a circulação de mercadorias e pessoas, condicionando a ocupação e a organização do espaço em níveis regionais, nacionais e internacionais. Nesse contexto e acerca da organização da rede de transporte no Brasil, julgue os itens abaixo.
(  ) Na região Norte, a introdução do padrão de transporte rodoviário propiciou um surto demográfico naquela região.
( ) A priorização de investimentos na infra-estrutura do transporte rodoviário brasileiro deve-se às condições geográficas do território e à necessidade de cobrir grandes distâncias rapidamente, de modo a reduzir os custos de distribuição de mercadorias.
( ) A atual estrutura de transportes existente no Brasil, ao potencializar a utilização do vasto litoral e a localização litorânea das indústrias, tem contribuído para a integração do país na economia globalizada.
( ) No início do século XX, a expansão do transporte ferroviário possibilitou o avanço do espaço produtivo da economia cafeeira, sustentando o desenvolvimento do modelo agroexportador.

A seqüência correta é:

a)      V,F,F,F
b)      V,V,F,V
c)       V,F,V,F
d)      F,V,V,F
e)      V,V,F,F




5. UnB-DF A circulação tem grande significado geográfico. No tocante ao transporte, ela compreende homens e riquezas; já no campo das comunicações, inclui o som, a palavra, a imagem, as idéias e, por conseguinte, a experiência de espaço e de tempo. Com base nos conhecimentos sobre a abordagem geográfica da circulação, pode-se afirmar que:

(  ) a Revolução Industrial impulsionou a revolução dos transportes, possibilitando a construção de ferrovias e o uso da máquina a vapor na navegação;
(  ) o aprimoramento dos transportes representou a estagnação da produção em alguns setores da economia, tais como a agropecuária e o comércio, que deixaram de atrair os investimentos estrangeiros;
(  ) a popularização do automóvel, o surgimento do avião, a transmissão de energia elétrica em alta tensão, o desenvolvimento da comunicação e dos transportes são marcas da sociedade industrial;
(  ) a produção de computadores, softwares e satélites, a utilização do fax e dos cabos de fibra óptica permitiram que as informações econômicas, financeiras e o fluxo de capitais se tornassem mais globalizados.

A seqüência correta é:

a)       V,F,F,V
b)       V,F,V,V
c)       V,V,F,F
d)       F,F,V,V
e)       F,V,F,V

Nenhum comentário:

Postar um comentário